domingo, 7 de junho de 2015

Formação desdobramentos com pacotes de abelhas

A pedido de alguns colegas apicultores que estavam interessados em aprender a fazer desdobramentos com pacotes de abelhas.

Para não se fazer só para alguns decidimos então fazer uma demonstração aberta a todos os apicultores inicialmente previsto para 10 a 15 apicultores.

Qual não foi o nosso espanto que 10 dias antes já tínhamos 30 interessados em participar tivemos então que recorrer a sala do centro cultural de Macedo de Cavaleiros e desde já agradeço a disponibilidade da nossa câmara municipal na utilização dos meios logísticos dos mesmos.

Tive também que pedir a um amigo apicultor apoio na sala e no apiário (obrigado Rui Jacinto)

Reservamos então a sala de conferencias o que nos permitiu receber em boas condições os cerca de 50 apicultores presentes.

Pelas 9 horas da manhã tal como previsto lá começaram a chegar os participantes e a confirmar a inscrição. Pelas 10 horas e á hora marcada já estava toda a gente na sala de conferencias para dar inicio aos trabalhos.

Passadas 3 horas e depois de apresentar os vários métodos de desdobramento e duvidas tiradas foi a vez do almoço no já habitual Restaurante Sineta.


Já depois de almoço foi a vez da ida para o apiário escola de nele fizemos translarve para muitos uma 1º experiência na prática do mesmo.

Chegou a vez de se fazer o pacote de abelhas e aí para a maior parte nunca tinham visto esta maneira de fazer aumento de efetivo e garantir a produção na sua totalidade.

Alimentamos o pacote de abelhas

Também colocamos realeiras nos nucleos de fecundação e todos puderam ver como se faz


Fizemos também o batuque de uma colmeia e a jornada chegou ao fim com a certeza do dever cumprido e com alegria de todos pois foi um dia com muita aprendizagem e fiquei com certo de que a apicultura ficou mais rica para todos

Grande Obrigado a todos os participantes fica a promessa para o ano é para repetir    
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.