segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A importância da diversificação das produções

Devido ás grandes alterações climáticas as quais cada vez mais visíveis, na apicultura torna-se cada vez mais difícil a manutenção dos efetivos de forma economicamente sustentável.



Com as produções de mel cada vez menores e diminuindo de ano para ano e sem que se veja alterações no horizonte, torna-se quase obrigatório a alteração do maneio apícola.

As alterações têm que passar por uma cada vez mais profissionalização da atividade e o apicultor tem que adaptar a quantidade de colmeias ao seu tempo disponível pois mais vale 10 colmeias boas que 20 más. Dado que o tempo com a manutenção, gastos com tratamentos, com alimentação, com combustíveis, despesas com pessoal ou com o rendimento do apicultor são sempre fixos surge a necessidade do apicultor diversificar as colheitas das colmeias de forma a poder tirar os vários produtos da colmeia uma vez que os gastos são os mesmos quer explore um ou mais produtos da colmeia.

Posto isto o apicultor pode em simultâneo com a colheita de mel retirar pólen apícola, vantagem da retirada:
1- Impede o bloqueio com pólen dos quadros de alça de mel que por sua vez têm que ser derretidos pois uma vez cheios de pólen não é viável a sua reutilização para produção de mel.

2- Se por algum motivo a produção de mel falha pode ser a salvação do ano apícola o pólen uma vez que o mesmo tem produções mais constantes que o mel.

3- Uma vez que obriga a ida ao apiário com muita regularidade as colmeias andam mais vigiadas e podemos atempadamente detetar problemas e resolve-los antes que seja tarde demais.

4- Fatores econômicos aos preços de pólen atuais o pólen e com média de 5 quilos por colmeia já representa quase o mesmo valor que a colheita de mel (sem no entanto a comprometer)

5- O potencial de produção (€) de 1000 colmeias só a mel é mesmo que 707 colmeias a mel e pólen, e neste caso com 30% menos apiários e encargos (tempo com a manutenção, gastos com tratamentos, gastos com alimentação, com combustíveis e despesas com pessoal).

 Em Macedo de Cavaleiros dia 13 de Abril 2019 vamos ter uma jornada só para produção e conservação de pólen e produção de própolis 



O apicultor pode também e sem comprometer qualquer produção apícola fazer a recolha de própolis nas colmeias um produto apícola de fácil extração e que pode ele também ajudar a compensar as atuais baixas produções apícolas.
 Em Macedo de Cavaleiros dia 13 de Abril 2019 vamos ter uma jornada só para produção e conservação de pólen e produção de própolis 

O apicultor também está capacitado para produzir as suas próprias rainhas evitando um custo muito elevado e por vezes de qualidade duvidosa quando compra rainhas. (com um investimento de 30 euros qualquer apicultor pode ser autos suficiente na produção de rainhas) em 2019 vamos ensinar a produzir rainhas em  Macedo de Cavaleiros dia 27 de Abril 2019, dias 28 e 29 de Abril 2019 e dias 11 e 12 de Maio 2019



O apicultor deve aproveitar a cera da sua exploração pois sendo um produto de grande valor a maior parte da cera produzida em Portugal vai diretamente para o lixo e em seguida o apicultor compra caro e de qualidade duvidosa a cera que coloca nas colmeias quando a sua de qualidade é desperdiçada. Para evitar isso e se não tem equipamento para recuperar a sua cera na macmel podemos fazer a recuperação da sua cera ou compramos toda a cera que tenha mesmo que seja de quadros velhos ou fazemos nós a retirada da cera dos seus quadros ( para ter uma ideia a moldagem de uma folha de cera custa 10 centimos se a cera for sua, não vale a pena ter cera velha nas colmeias) se trouxer os quadros velhos podemos fazer a recuperação e moldagem da sua cera a custos muito reduzidos.


Em Macedo de Cavaleiros dia 23 de Fevereiro vamos ter um dia dedicado á troca de cera e pode nesse dia tirar algumas das suas duvidas 




O apicultor pode também produzir geleia real, sendo um produto cuja venda está em plena expansão e sendo a maior parte da geleia real consumida no país de origem asiática há um grande potencial por explorar na apicultura nacional pois o consumo não para de aumentar e o mercado tem que se abastecer fora de fronteiras. Da mesma forma se tiver disponibilidade e quiser aprender pois vamos a par com a criação de rainhas abordar também a produção de geleia real.


O apicultor deve também fazer os seus desdobramentos para manter e aumentar efetivo pois neste momento a enxameação natural não compensa as percas pelo que é mais um encargo manter o numero de colmeias com abelhas e em produção. Em Macedo de Cavaleiros vamos ter ações de formação em desdobramentos e desdobramentos com pacotes de abelhas, onde pode fazer os seus desdobramentos em fim de colheita sem comprometer a mesma. Dia 11 e 12 de Maio, dia 18 de Maio

 

Plano macmel formação 2019 carregue aqui 

Veja também: basta carregar no texto

A nosema

Larva em giz 

Como utilizar a cera rigida da Macmel

Maneio inicio de Outono

Maneio ao longo do ano

A importância da diversificação das produções

 




        

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.