Utilização dos pacotes de abelha
O pacote de abelhas é o meio de multiplicação e transporte
de abelhas mais usado no mundo. Todos os anos vão milhares de enxames da Austrália
para os EUA para a polinização das amendoeiras e cujo destino (infeliz) é
a morte após o cumprimento da missão.
Em Portugal e após a macmel ter dado a conhecer a técnica na
apicultura nacional, tem-se vindo a verificar cada vez mais apicultores a
utilizar a técnica e na maioria com bastante satisfação. Tendo-se verificado o
uso principalmente em apicultores profissionais mas também nos apicultores de
menor dimensão e até nos apicultores mais aficionados.
Os pacotes de abelhas são uma técnica de aumento de efetivo muito eficaz e com um controlo sanitário sem paralelo com outras técnicas de aumento de efetivo apícola, pois eliminam a grande maioria dos riscos associados à utilização, (embora que sem se saber) de material contaminado proveniente de colmeias com doenças sem que o apicultor se aperceba das mesmas. O início do novo enxame é feito com ceras novas evitando as deformações, peso dos quadros com material sem interesse (própolis, cera velha, pólen seco). Garantimos também a não acumulação de resíduos dos últimos tratamentos, embora alguns venham nas ceras novas mas a maioria foi retirada durante a decantação da cera.
Então, tendo comprado algumas colmeias novas e encontrou um novo apiário na sua zona. Vai ter orgulho em abrir a colmeia a um amigo e não ter vergonha de mostrar o interior.
O enxame novo não pode ter doenças de qualquer tipo. Você
vende ou fica com as abelhas saudáveis. Não têm doenças latentes: você vende ou
guarda abelhas, não problemas. E acima de tudo, os núcleos têm que trazer
abelhas saudáveis, fortes, jovens e vigorosas. Porque uma premissa da empresa apícola é que tudo o que é investido deve ser recuperado na mesma campanha; portanto,
se o núcleo não é capaz de avançar, essa premissa é irrealizável.
A resposta para os problemas acima mencionados está no uso de pacotes de abelhas, e realizando um tratamento antivarroa ao “empacotar” as abelhas, a possibilidade de dispersão do parasita é removida, bem como não ter cera velha nos quadros, está eliminada ou reduzida aqui a possibilidade de outras doenças que geralmente podem estar presentes na colmeia (loque, nosema, outras).
Se decidimos iniciar o nosso apiário através do uso de pacotes de abelhas, o próximo passo é adquirir o conhecimento necessário para sua correta instalação. Em seguida, vamos ver o melhor método que recomendamos, embora existam muitos outros, este é o mais usado e nós verificamos como o mais eficaz quando instalar um pacote numa colmeia.
O pacote
Regra geral, o pacote é enviado ou transportado numa caixa de papelão ou madeira com ventilação, que uma vez aberta permitirá que você encontre algo semelhante a isto:
Pacote de abelha
Esta caixa (pacote de abelhas) é onde vai ir o enxame em que o seu apiário começa a tomar forma.
Ter em atenção:
A primeira atenção que o pacote exigirá é o máximo de cuidado possível para reduzir o estresse causado pelo transporte ou por estar fechado os 3 dias. Para fazer isso, borrife as abelhas com água e açúcar, mas em pouca quantidade de maneira que elas a consigam comer toda. Se fizeram uma viagem longa deve colocar num lugar escuro até o anoitecer, pulverizando de vez em quando com o pulverizador para diminuir sua temperatura e sempre com alimentação liquida em cima da rede.
O objetivo da pulverização das abelhas com água e açúcar, além de refrescar as abelhas, é para estimular o comportamento de limpeza (preparação) do enxame em conjunto, em geral como os pacotes de abelhas são de diferentes colmeias a familiarização e espírito enxame é mais fácil. Lamberem-se umas ás outras facilita a familiarização e melhora o funcionamento do pacote.
Quando estiver para anoitecer mas ainda com algumas horas de dia, pode então instalar o pacote no núcleo. Retire 2 quadros deixe apenas 3 e o espaço onde retirou os 2 será para facilitar a colocação das abelhas e dessa maneira as abelhas caírem mais rapidamente para o fundo do núcleo.
Deve antes de colocar as abelhas, encher um alimentador de 1
quilo com alimento liquido que deve colocar logo após a colocação das abelhas
no núcleo, colocar a rainha na sua gaiola com alimento sólido a fechar a gaiola
a fim de atrasar a libertação.
Uma vez colocadas as abelhas abrimos o núcleo e alguma abelha que ficou fora vai entrar no núcleo pois as abelhas vão fazer chamamento e todas vão pernoitar na colmeia. Quando todas estiverem dentro, ou na manhã seguinte reduza a entrada do núcleo para evitar pilhagem e ser mais fácil ás abelhas a defesa e climatização do espaço.
Após três dias, verifique e remova as gaiolas vazias, completando com os quadros de cera estampada que estavam faltando. Durante esse tempo, certifique-se de que elas tenham sempre alimento disponível. Passados 5 dias verifique postura se colocou rainha fecundada ou passados 20 dias verifique as fecundações se colocou rainha virgem. Em qualquer dos casos e na ausência de postura verificar a presença da rainha, caso esteja em falta coloque uma nova e repita a operação anterior.
WWW.MACMEL.PT
Vídeo em situação real carregue aqui
Em baixo fica um vídeo em situação real
Sem comentários:
Enviar um comentário
A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.