quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Produção de Geleia Real


Geleia real

Em 2019 a Macmel vai continuar a apostar na produção da geleia real tal como fez em 2018 .

A Geleia real é um dos produtos mais interessantes da colmeia quer pelo seu nome quer pelo mito associado à mesma.

A geleia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha e toda a criação até 3 dias após nascimento. A rainha é alimentada toda a vida com geleia real vive até 5 anos enquanto as abelhas vivem de 40 a 120 dias em função da época do ano.
A geleia real contêm grandes quantidades de proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, feromonas, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substâncias biocatalisadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.

A geleia real tem ação preventiva contra o envelhecimento prematuro e é eficaz nos casos de anemia provavelmente por proporcionar o aumento das hemácias (glóbulos vermelhos). A Geleia Real apresenta ação biocatalisadora nos processos de regeneração de células no corpo humano, dada sua composição e quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas e substâncias minerais. Quando consumir peça conselho médico pois o que faz bem a algumas pessoas pode fazer mal a outras.

Como é produzia a Geleia Real

O princípio básico para a produção de geleia real é a criação de rainhas. É nas cúpulas das rainhas, as realeiras, onde a geleia real é produzida e pode ser recolhida.



Para produzir pequenas quantidades, basta orfanizar uma colmeia e passados três dias as abelhas vão ter uma quantidade grande de realeiras de emergência naturais, nessas realeiras as abelhas vão colocar geleia real para alimentar a jovem rainha. Passado esse tempo estando as abelhas prontas a fechar as realeiras, estas estão com o máximo de geleia na cúpula para a rainha poder alimentar-se até á eclosão. Passamos então à retirada das jovens princesas e de seguida com uma colher pequena (que caiba na cúpula) retiramos a geleia real e temos assim a geleia para autoconsumo. Uma vez terminada a recolha podemos colocar de novo a rainha na sua colmeia e assim a colônia mantém a sua atividade normal.



 
Para a produção em grande quantidade de geleia real, é necessário fazer um plano de produção com datas muito rigorosas e não se pode deixar para amanhã o que tem que ser feito hoje. Essa época na maior parte de Portugal continental (nas ilhas pode ser noutras datas) a produção pode ser otimizada entre Março e Setembro variando um pouco em função da zona.




As colmeias para produção de geleia real devem ser orfanizadas, querem em semiorfanização ou em orfanização total do mesmo modo que se procede para a criação de rainhas. Se for em semiorfanização colocamos uma grade excluídora de rainhas entre 2 ninhos em que em baixo está a rainha e a parte superior fica então semiorfanizada, também pode ser com a criadeira de 15 quadros com uma divisão e um espaço com grade excluídora em que de um lado há 5 quadros e do outro 10, a produção será feita sempre na parte que fica sem a rainha quer num caso quer no outro. 




Uma vez a colmeia preparada procedemos então ao translarve e colocamos o quadro com larvas jovens (4 dias máximo) na parte orfanizada da colmeia produtora. 3 dias após translarve retiramos as larvas das jovens princesas e aspiramos a geleia real ou com aspirador manual para o efeito, ou com a bomba elétrica de aspiração se a produção tiver uma dimensão que justifique o investimento. Após colheita e segundo o procedimento em França Deve ir imediatamente para frigorifico (entre 1 et 4°C) ou congelada  a -18°C, Fresca (entre 1 et 4°C) conserva-se até 18 meses (ao abrigo da luz). Não deve ser congelada e descongelada, em França quando congelada já não pode mais ser vendida como fresca



Para produzir geleia real
O importante é conhecer minuciosamente uma série de variáveis ​​envolvidas nesse processo. Uma dessas variáveis ​​é um profundo conhecimento da biologia das abelhas, porque basicamente é para interagir com larvas de abelhas rainhas num estágio inicial de desenvolvimento. Isso requer muita precisão para executar tarefas como translarve e manipulações subsequentes.




A alimentação também é importante pois as abelhas em produção têm um grande consumo de alimento e de maneira nenhuma pode passar penúria alimentar, ter em conta que todo o alimento dado a estas abelhas só pode ser proveniente de produtos da colmeia (mel e pólen) nunca alimentação artificial à base de suplementos alimentares tal como açucares de qualquer espécie ou leveduras e outros complementos proteicos.




Outras das variáveis, como em qualquer outra atividade produtiva, os custos de produção estão associados ao comportamento do mercado e da concorrência. 

É lógico dizer que se as colmeias são capazes de produzir a geleia real em abundância é necessário que tenham grandes quantidades de abelhas amas e quando as colmeias criadeiras começam a ter poucas amas temos que ou trocar de colmeia ou colocar um quadro com criação a nascer para que a população se mantenha jovem e produtiva dentro da colmeia (a produção de geleia real é uma função das glândulas hipofaringe e mandibular, nas abelhas mais velhas essa capacidade começa a ser menor embora não acabe por completo como se diz). Esta necessidade implica que as colmeias devem contar, como já dissemos, continuamente com abelhas jovens.


c
O mercado da geleia real

Se quisermos produzir geleia real, devemos pensar de antemão sobre o mercado que ela tem. Existe um grande público que consome e compra geleia real. Mas, se referindo à competição, devemos dizer que a China é o maior produtor mundial de geleia real praticamente toda geleia do mercado tem origem asiática. Competir, em termos económicos, é simplesmente impossível. A única maneira possível de ir contra isso é muito simples: fornecer ao produto com qualidade sem comparação tal como fizeram os nossos colegas de França país onde se consome cerca de 175 toneladas de geleia real por ano e apenas 5 das quais com origem em França mas que a nível de preço é vendida a 2000 euros o quilo ao consumidor e a chinesa a menos de 1/4 do preço mas o cliente está informado e sabe porque razão paga essa diferença.




Gerar um mercado é uma tarefa de persistência, pedagógica, constante e sem desistir à 1ª . Você deve saber como vai divulgar ou a quem vai vender o seu produto. Produzir geleia real envolve uma especialização muito alta. Aprenda muito e tenha muito juízo ao avaliar o conselho que você recebe. Não se apresse. Se você tem ideias claras, evolua  pouco a pouco pois é um trabalho de médio longo prazo até o mercado se habituar e estar disposto a pagar o valor real pela mesma. Que dê valor ao produto.



Você precisa colmeias fortes, obviamente super povoadas, equipamento de translarve dos quais existem muitos tipos no mercado: agulha de translarve com lupa, cupularve, luz fria, etc . Nenhum deles é melhor ou pior que o outro. É apenas experimentar e ver qual deles se adapta melhor para si. Finalmente cúpulas, porta cúpulas e uma bomba de sucção.




Dado que a geleia real é fotossensível, será necessário um frigorífico e garrafas de cor escura para o seu armazenamento.
 Para produzir geleia real, paciência, dedicação e muita mão-de-obra não violenta serão seus maiores aliados.




https://www.macmel.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.