domingo, 13 de setembro de 2020

A rainha e a colmeia.

A rainha (curiosidades)


A única representante de sua casta, a rainha é o membro mais ilustre da colmeia. Não é apenas única na população da colônia, é vital para manter sua população. Uma rainha pode por até 2000 ovos por dia! Embora por ovos seja sua principal tarefa, a rainha também tem outras qualidades que podem surpreendê-lo.





Rainhas não são líderes
Supõe-se frequentemente que as rainhas gerenciam a colmeia como uma monarca o faria, dando ordens aos trabalhadores. Embora tenha influência no comportamento das obreiras, a colônia está de fato mais próxima do funcionamento democrático. A maioria das tarefas e funções diárias da colmeia é controlada por feromonas e outros sinais químicos que parecem ocorrer instintivamente. Quando uma decisão consciente é tomada, como a escolha do novo ninho durante a enxameação, as obreiras decidem votando!





Rainha só acasala uma vez na vida
A maioria dos insetos tem vida curta, mas pode se surpreender ao saber que uma rainha pode viver de dois a sete anos! Sua longevidade normalmente depende do número de machos com os quais se acasalou. Uma rainha acasala apenas uma vez na vida e mantém o esperma que coleta em um órgão especial (espermateca) do qual ela extrai espermatozoides para os seus óvulos até o final da sua vida. As rainhas acasalam no ar com o maior número possível de machos. Então, tecnicamente, ela faz sexo várias vezes num dia ou dois, mas só se acasala durante esse período único de sua vida. Uma colônia com uma rainha bem fecundada prosperará, mas ao longo dos anos a rainha pode ficar sem material genético (esperma). Uma vez esgotado, ela não pode acasalar novamente. É simplesmente substituída pelo apicultor ou pelas próprias abelhas. A maioria das rainhas põe ovos corretamente cerca de três anos.



Todos os ovos são criados iguais
As obreiras substituem as rainhas velhas ou disfuncionais, fazendo uma nova rainha a partir de um ovo da sua velha rainha. Quando uma rainha põe um ovo, ela pode pôr um ovo não fecundado ou um ovo fecundado. Os ovos não fecundados são destinados a se tornar zângãos (abelhas machos), mas um ovo fecundado tem o potencial de se tornar numa obreira ou numa rainha. O destino do ovo é determinado pela alimentação. As obreiras e as larvas de rainhas são alimentadas com geleia real nos três primeiros dias. No quarto dia, as larvas operárias seguem uma dieta de mel e pólen, enquanto a larva de rainha continua sendo alimentada com geleia real durante todo o seu desenvolvimento.



Uma partida de morte real
Quando as obreiras formam uma nova rainha, geralmente produzem mais de uma. Isso aumenta suas chances de criar uma rainha viável e forte. No entanto, pode (normalmente) haver apenas uma nova rainha na colmeia, portanto, quando as novas rainhas emergem, elas devem matar as outras concorrentes. Uma rainha recém-nascida picará suas rivais não eclodidas, matando-as enquanto eles ainda estão nas suas células. Se duas rainhas emergem ao mesmo tempo, elas devem lutar até a morte.



Ferrões trazem vida e morte
A picada de uma operária e de uma rainha é de fato um ovipositor modificado (um órgão usado para pôr e posicionar ovos). Isso significa que apenas as fêmeas das colmeias (obreiras e rainha) são capazes de picar e usar esse mesmo dispositivo para pôr ovos, enquanto os machos não. Embora obreiras e rainhas ponham ovos e piquem, cada uma delas trabalha um pouco diferente. O ferrão da obreira é em farpa e, quando picam, o ferrão fica preso na pele da vítima. Quando se afasta da vítima, o ferrão permanece no lugar e uma bombinha com uma bolsa de veneno fica presa. A obreira morrerá alguns minutos depois devido aos ferimentos, mas terá causado o máximo de dano ao seu alvo. Por outro lado, o ferrão da rainha é suave e pode ser usado várias vezes, mas a rainha o usa exclusivamente apenas para lutar com outras rainhas.





Indigestão real
Uma rainha é permanentemente seguida por uma "corte" de obreiras (chamada corte real). Estas a alimentam e lavam. Elas também limpam os seus resíduos e, de fato, digerem seus alimentos. Sem a atenção permanente das suas seguidoras, uma rainha morreria. Depende mesmo delas para digerir os seus alimentos. As rainhas não têm as mesmas glândulas que as obreiras usam para digerir seus alimentos; portanto, o alimento é pré-digerido antes de ser dado ​​ás rainhas.





Regime especial para o voo nupcial.

Uma rainha está inteiramente à mercê de suas obreiras para seu alimento e em certas épocas do ano as operárias colocam a sua rainha de dieta! Na primavera, grandes colônias se dividem ao meio como forma de espalhar a espécie. Este processo é chamado de enxameação. Cerca de metade da colônia, assim como a rainha, sai da colmeia e vai fundar uma nova colônia. As abelhas restantes formam uma nova rainha e perpetuam a colônia. A enxameação é uma operação arriscada e requer semanas de preparação. Um dos desafios é que a rainha, que quase nunca sai da colmeia, tem que voar uma grande distância para estabelecer um novo lar (geralmente a mais de 300m do local original). As abelhas rainhas são comilonas ruins por causa de seu tamanho e peso, então as operárias restringem a ingestão de comida das suas rainhas antes de enxamear para remediar isso. A rainha deve perder 1/3 do seu peso normal para poder voar!


Goste da nossa página formação no facebook https://www.facebook.com/formacaoapicultura

https://www.macmel.pt/


Fonte beekeepinglikeagirl.com      

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.