segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O poncho

 O poncho



Técnica muito usada na América do sul onde também se estima que tenha sido usado pela 1ª vez


Sendo a América do sul uma zona com climas muito variados mas em algumas zonas extremos tal como nos Andes (CHILE) onde se pensa que foi usado pela 1ª vez mas sem certezas absolutas, certeza que há hoje em dia, é quase generalizada a sua utilização nessa zona.


O poncho por estranho que pareça também tem efeitos benéficos no verão pois ao reduzir o espaço ocupado as abelhas têm menos dificuldade em climatizar a parte ocupada pelas abelhas.




A grande parte do consumo de alimento pelas abelhas é destinado a manter a colmeia á temperatura ideal, que no meio do cacho ronda os 34Cº, ao usarmos o poncho estamos a reduzir esse esforço de climatização sobrando mais abelhas para outras tarefas tal como ajudar a criação ou ir para o pasto.




De lembrar que a 1º prioridade das abelhas é manter a criação á temperatura ideal 34Cº, se isso for conseguido com menos abelhas vamos ter então mais abelhas para outras tarefas, tal como manutenção da colmeia, puxar cera, recolher pólen e néctar para a colmeia.




O poncho no Inverno serve então para manter a temperatura e com menos consumo de mel, ajuda a passar o Inverno enxames mais pequenos que sem o poncho não conseguiam manter a temperatura ideal, ajuda a manter actividade na colmeia pois com temperatura adequada a actividade do enxame mantém se e isso é notório quando abrimos uma colmeia  no Inverno sem poncho e uma com poncho as abelhas trabalham junto ao cimo, sem poncho vemos o cacho parado a 3 ou 4 cm abaixo da prancheta.



Devemos então concentrar as abelhas no centro da colmeia ou núcleo de maneira que o enxame fique por baixo do furo da prancheta de agasalho, podemos também usar a prancheta multifunções.




No inverno serve também para manter os alimentos sólidos em estado de poder ser consumidos, pois com a temperatura e humidade libertada pela abelhas os alimentos em pasta estão sempre em condições de serem consumidos, de outra maneira há o risco de ficarem secos e duros tornado o consumo impossível e as abelhas morrem á fome e com alimento em cima.




No Verão o poncho serve para manter a humidade na colmeia e mais uma vez menos abelhas a climatizar mais abelhas dedicadas a outras tarefas, na América do sul o poncho é usado todo o ano.


Também se nota quando batemos na colmeia para ouvir o barulho da presença de abelhas nas colmeias emponchadas o ruído é muito maior sinal de maior vivacidade no interior.


Em Portugal já é utilizado há vários anos por alguns apicultores embora tenham mantido segredo e apenas para uso próprio, mesmo não havendo razão para não se ensinar o certo é que foi durante anos um segredo bem guardado. Pode ver no vídeo em baixo a sua aplicação




Na Macmel já o usamos há 6 anos e sempre que havia uma formação dávamos a conhecer a técnica tal como sempre fizemos com todos os nossos conhecimentos apículas que a muito custo fomos adquirindo e partilhando. De forma generalizado só há 2 anos é que usamos em todas as colmeias que não estavam totalmente cheias (10 quadros de abelhas)  


Pode encontrar aqui o plástico de bolinhas para fazer o poncho


WWW.MACMEL.PT


3 comentários:

  1. Tanto o texto como o vídeo são muito úteis. Obrigado.
    Entretanto tenho uma observação. Nas fotos que acompanham o texto os ponchos têm dois paus colocados por debaixo do plástico e perpendiculares aos quadros, enquanto no vídeo esses paus não são colocados. Recomenda fazer com os paus ou sem?

    ResponderEliminar
  2. Boas Sr António. Os paus é para as abelhas terem acesso ao alimento, se fizer um corte no plástico com acesso a 3 espaços entre quadros pode não colocar os paus.

    ResponderEliminar

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.